SETEMBRO AMARELO | MÊS DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

04/09/2019

O “Setembro Amarelo” foi criado no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O dia 10 é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém durante o mês inteiro é realizado uma campanha de conscientização, oferecendo ajuda para aqueles que precisam.

A cor amarela, segundo o CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, com uma média de 12 mil mortes por ano, 32 por dia. Cerca de 96,8% dos casos de suicídios estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

No Brasil, o CVV oferece atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia a quem está com pensamentos suicidas ou enfrenta outros problemas, atuando por meio do telefone 188, do chat e também do e-mail que estão disponíveis no seu site.

Para outras informações, acesse o site: https://www.cvv.org.br/