OUTUBRO ROSA | FUNDEC

04/10/2019

O Outubro Rosa é uma ação de conscientização realizada anualmente, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento se deu origem nos Estados Unidos e a primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, em 2002.

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, por isso é importante a realização do autoexame e da mamografia. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Estimativa de novos casos: 59.700 (2018 - INCA). Número de mortes: (16.927, sendo 16.724 mulheres e 203 homens (2017 – SIM)).

Principais sintomas e sinais: Caroço (nódulo), geralmente indolor; Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; Surgimento de alterações do bico do peito (mamilo) ou saída espontânea de líquido de um dos mamilos; Pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Mantenha uma alimentação saudável, pratique exercícios físicos e faça acompanhamento regular com o seu médico. Cuide da sua saúde.