21 DE MARÇO | DIA DA PESSOA COM SÍNDROME DE DOWN

20/03/2020

O Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down (DISD) tem como finalidade aumentar a conscientização pública e criar uma voz global para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

O conceito vai ao encontro do que a Fundec acredita, já que Fundação possui um Centro de Ensino (dentre os 26 que ela possui) voltado para políticas em prol das pessoas com deficiência. A porta de entrada do projeto de integração é o esporte, porque é uma modalidade que ensina diversos princípios, como sociabilidade, respeito às regras e às pessoas.

As inscrições para o projeto ocorrem no início do ano, e precisam ser feitas diretamente na unidade. As matrículas só podem ser realizadas caso tenham vagas disponíveis. Mediante a isso o aluno passa por uma avaliação a fim de ser inserido na Fundec Inclusão.
O Polo de Inclusão, que fica na Rua Marechal Floriano, 150, Jardim 25 de agosto, em Duque de Caxias, atende 589 pessoas com deficiência, sendo 112 com síndrome de Down.

Segundo Adriana Bessa, coordenadora do Polo, o maior objetivo do projeto é trabalhar a autonomia do aluno, para que "através disso, possamos fazer a inclusão do aluno, tanto no círculo familiar, como na sociedade", complementou.

"Eu gosto muito da Fundec Inclusão, porque lá eu posso jogar bola, fazer atletismo e ainda ter contato com meus amigos", afirmou Thiago, de 28 anos, aluno com síndrome de Down e que faz parte do projeto da Fundação. Thiago disse que está desde o início da Fundec Inclusão, que se inciou há dez anos e que, além do esporte, gosta muito de dançar.

Denise Rosa, 55, é mãe do Davi, que tem 6 anos e está há um ano na Fundec Inclusão, disse que o filho fica muito feliz quando chega no projeto e que fez seu desenvolvimento social melhorar bastante com o trabalho feito pelos profissionais da Fundação, através das duas atividades que ele gosta muito, que são as caminhadas pela quadra e natação.

- Eu fico muito alegre quando vejo a satisfação dele assim que chega para as aulas, vale muito a pena. É um lugar que ele sente tão bem, que quando ele vê o portão da Fundec o sorriso fica logo evidente.