26/09/2023

FUNDEC REALIZA BATISMO DE SINAIS PARA TURMA DE LIBRAS EM CELEBRAÇÃO AO DIA NACIONAL DO SURDO

Na manhã desta terça-feira (26), a Fundec celebrou o Dia Nacional do Surdo com o Batismo de Sinais, da turma do curso básico de Libras, da Unidade Pilar. Cerca de 35 alunos participaram das dinâmicas, acompanhados pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, pela professora, Mônica Mendonça e pelo convidado e responsável pelo batismo, Thiago Reis.

O Batismo de Sinais faz parte da cultura surda e é usado como uma forma mais prática e visual de identificação das pessoas na comunidade surda e ouvintes na sociedade. O sinal faz referência a uma característica e funciona como apresentação complementar, ou seja, ao se apresentar, o ouvinte soletra cada letra do seu nome por meio do alfabeto manual e em seguida apresenta o seu sinal pessoal.

O sinal deve ser criado e é dado apenas por um surdo, sendo antiético ser realizado por um ouvinte, por isso, Thiago Reis, Surdo, professor de Libras da Prefeitura do Rio de Janeiro, ator e instrutor de crianças Surdas, foi convidado para batizar os alunos e aproveitou para realizar dinâmicas e tirar dúvidas acerca da comunicação.

A iniciativa realizada neste dia faz uma reflexão sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas Surdas na sociedade. A fim de promover propostas que auxiliam na construção de uma sociedade mais igualitária, a Fundec oferece, gratuitamente, o curso de Libras e já conta com mais de 2.000 alunos formandos.