PRIMEIRO DIA DE JORNADA PEDAGÓGICA DEFINE OS RUMOS DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020

03/03/2020 - 13h

Local: Colégio Pedro II

Endereço:

Nessa terça-feira, 3, a Fundec realizou a primeira Jornada Pedagógica do ano, que aconteceu no auditório do Colégio Pedro II, no Centenário, e contou com a participação de diversos professores da fundação, além do Presidente, Professor Joilson Cardoso, responsável pela abertura e encerramento das atividades. Ainda ocorrerão mais duas jornadas, nesta quarta e quinta, respectivamente, no Polo Social e no Centro de Ensino.

A Jornada Pedagógica teve como objetivo promover a melhoria da qualidade de ensino e preparar os profissionais da educação para os desafios da prática educacional.
O encontro também serviu para revisar o planejamento pedagógico e abordar temas relacionados às competências, habilidades, criatividade, inovação e tecnologia. Uma série de atividades foi incluída na programação, dentre elas, palestras, grupos de trabalho, debates, reflexão e histórias de sucessos de alunos da Fundec narrada pelos professores, que ficaram emocionados pelo êxito alcançado.

A professora Marcela Neves, que dá aula no curso de cabeleireiro, contou a importância da atividade, que, segundo ela, serve para programar de acordo com o direcionamento proposto pelo setor encarregado de ditar o rumo do ano letivo em questão, além das propostas de inovação. “A gente acaba se deparando com as novidades, como o aumento dos cursos e inscrições, por exemplo. Sempre tem coisas novas nessas jornadas.”

Ela também comentou que todas as informações que absorveu durante a Jornada leva para dentro da sala de aula com os alunos e destacou que a troca de experiências foi enriquecedora:
- É interessante essa troca de conhecimento entre os professores da Fundec, pois existem muitos deles espalhados pelas unidades e te passam coisas referentes a cursos, metodologia de trabalho etc. Isso tudo ajuda a preparar um material mais completo para os alunos, nas partes teórica e prática.

O Presidente da Fundec, Professor Joilson Cardoso, endossou a ideia da união entre o corpo docente da fundação com a realização da Jornada. Para ele os professores e instrutores são fundamentais em todo o processo, pois eles quem trazem a respostas a perguntas feitas pelo setor de planejamento, para a partir daí, realizar uma programação que se adapte ao que eles pensam.

“A essência da Fundec, junto com professores e instrutores, são os alunos. Então esses elementos são fundamentais para o êxito do nosso trabalho. Pois é por eles que tudo é organizado.

“A gente começa o ano com a energia e esperança renovadas, por conta dessa Jornada. Os números apresentados durante o encontro foram bem animadores, dando reconhecimento ao trabalho que estamos desenvolvendo. Cerca de 10% da população de Duque de Caxias deseja estudar na Fundec, aproximadamente 90 mil pessoas. Isso nos motiva a trabalharmos ainda mais para promover educação de qualidade para a população”, acrescentou o Presidente.