12/12/2018

FUNDEC REALIZA FORMATURA DOS ALUNOS NO TEATRO RAUL CORTEZ

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Fundec, promoveu na noite da última segunda-feira (10), a formatura simbólica de seus alunos matriculados em seus 72 cursos, distribuídos pelos seus 22 centros de ensino.

Com a cerimônia dividida em duas etapas e contando com a presença de mais de mil pessoas, o evento teve início com a apresentação da Orquestra do Conservatório Musical da fundação, coordenada pelo maestro Tiago Farias.

Durante a cerimonia o prefeito Washington Reis parabenizou os alunos, coordenadores, funcionários, professores e o presidente da Fundec Ed Wilson pela dedicação e empenho de fazer da fundação uma referência de ensino profissionalizante para o município de Duque de Caxias e demais localidades do Estado do Rio:

“Primeiramente agradeço a Deus e a todos os presentes, e eu estou muito feliz nesta noite de hoje, vendo essa plateia de jovens que hoje tem uma oportunidade. Me lembro quando criança em Xerém que queríamos um curso profissionalizante mas não tínhamos acesso. Então lutei e no meu primeiro mandato de prefeito, criamos a Fundec em 2005 para fazer parte da vida das pessoas. Em quatro anos, formamos mais de 80 mil alunos, com alunos até de outras cidades. Hoje, Duque de Caxias tem a melhor fundação de qualificação do país, oferecendo o que há de melhor de educação, conseguindo manter essa porta aberta com muito esforço e na contramão da crise. Saímos daqui muito felizes sabendo que amanhã o mercado de trabalho vai receber pessoas com profissão, com diploma, qualificadas para as empresas. Desejo toda sorte e bençãos a cada um que está se formando e está com essa oportunidade”.

A Fundec também aproveitou a oportunidade para homenagear seus professores e funcionários administrativos das suas unidades, contando com o depoimento emocionado da professora Geovaneza Alves de Sales, que de aluna se tornou instrutora de costura industrial da Unidade Gramacho:

“Nós da Fundec temos força de vontade, empenho e qualidade no ensino, de todos os meus colegas professores. Eu me matriculei na Fundec, fui me aperfeiçoando, fazendo os cursos e prestei concurso. Estou na Fundec e hoje tem várias unidades com excelentes professores. Vale a pena estudar, investir o tempo todo porque a compensação vem depois” conta a professora.

Logo após as homenagens, os alunos de Mandarim Vinícios Nicodemos Soares e Marcia Ribeiro da Costa, de Espanhol Maria Isabel Gomes de Souza e Diego Tavares do Nascimento e de inglês Suellen Costa e Alberto puderam demonstrar seu aprendizado em línguas estrangeiras cumprimentando os presentes. Também foram homenageados os alunos atletas da Unidade Fundec Inclusão que irão participar dos Jogos Mundiais Special Olympics Abu Dhabi 2019. A seguir, houve a entrega simbólica

O presidente da Fundec destacou o apoio que o prefeito Washington Reis tem dado à fundação:

"Me sinto com o dever cumprido. Esse ano de 2018 foi um ano muito difícil, mas que nós juntamente com o Prefeito Washington Reis estivemos à frente da Fundec e da prefeitura ajudando a gente a desenvolver novos projetos para a população da nossa cidade.
Conseguimos cumprir os nossos objetivos, o que a gente planejou no ano passado foi posto em prática com muito êxito. Isso é muito gratificante para nosso município, colocar no mercado as pessoas formadas e com qualidade, é de uma relevância imensurável"
Destacou o presidente.

Nas duas etapas do cerimonial, participaram o prefeito Washington Reis, a Secretária de Cultura e Turismo Daniele Reis, o Secretário de Fazenda e Planejamento, Carlos Soutinho de Melo, o secretário de comunicação Aroldo Brito, o presidente da Fundec Ed Wilson Lino, o deputado federal eleito Gutemberg Reis, o deputado estadual Rosenverg Reis, o vice-presidente da Fundec Jonas Santana, o Secretário Especial Rodrigo Rangel além das presenças do presidente da Câmara de Vereadores Sandro Lelis e dos vereadores Arthur Monteiro e Junior Uios.