23/05/2022

COMITIVA INTERSETORIAL DE DUQUE DE CAXIAS FINALIZA SÉRIE DE COMPROMISSOS NO MÉXICO

Na última sexta-feira (20), a Comitiva Intersetorial de Duque de Caxias cumpriu a última agenda em Guadalajara, no México.

A Comitiva se reuniu no primeiro horário junto com integrantes das comissões de Educação, Cultura e Esporte e com a vereadora, Cindy Blanco, que preside a Comissão de Promoção e Desenvolvimento Econômico da Câmara de Zapopan. No encontro foi possível discutir algumas práticas públicas e oportunidades de colaboração nas áreas de desenvolvimento econômico, tecnologia, esporte e cultura sob a perspectiva legislativa.

Na parte da tarde, a Comitiva visitou a Direção de Capacitação e Oferta Educativa (DICOE) chefiada pelo Alberto Quezada, que desenvolve atividades parecidas a da Fundec, com a capacitação profissionalizante aos munícipes e servidores. Eles se mostraram interessados em trocar experiências e proporcionar programas de intercâmbios de 3 meses entre servidores da Fundec e da DICOE.

Em seguida, visitaram uma incubadora de startups pública chamada Reto Zapopan, onde funciona um espaço aberto no estilo de coworking e oferecem facilidades e laboratório de tecnologia para empresas e microempreendedores. O Diretor, Antônio Martin del Campo recebeu a Comitiva com muita alegria e se dispôs a passar o conhecimento dos programas e projetos que desenvolvem no Reto Zapopan, além de construir uma proposta para apresentar a Fundec no marco desta parceria.

Por fim, visitaram a antiga Prefeitura no centro histórico de Zapopan para uma reunião com o Prefeito, Juan José Frangie Saade acompanhado da Chefe da Casa Cívil, Josefina Barragan e do Cônsul Honorário do Brasil, Jesus Guerrero Santos. Na reunião, foi assinado um termo de colaboração entre Zapopan e a Fundec, para o início imediato dos estudos de viabilidade técnica nas áreas de interesse assinaladas por ambas cidades, para que no futuro cheguem a um acordo de cidades irmãs.

A Comitiva Intersetorial de Duque de Caxias chega ao fim dessa viagem com dever cumprido. Essa etapa ficou marcada como primeiro passo para construção de um futuro melhor para o município de Duque De Caxias.