20/06/2022

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS VAI DAR INÍCIO AO PROJETO ALÉM DO XEQUE-MATE NO CER IV

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de ciência e tecnologia e da Fundec, irá lançar na próxima terça-feira (21), o projeto "Além do Xeque-Mate” voltado para pessoas com deficiência, e o Centro Especializado de Reabilitação (CER IV) será a nova sede do programa, que já funciona no Polo de Inclusão da Fundec e na Fazenda Paraíso.

No projeto será oferecido aulas de xadrez, cuja dinâmica será individual de acordo com a necessidade de cada um, com o apoio de fonoaudiólogo, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, neuropediatra, dentre outros, com o objetivo de oferecer mais uma ferramenta de desenvolvimento motor e mental para os pacientes do Centro de Reabilitação.

O Xadrez é um esporte que promove a evolução do indivíduo de forma abrangente, aumentando a criatividade, melhorando a capacidade de resolver problemas e proporcionado maior capacidade de otimização da memória.

A Fundec está possibilitando que os alunos tenham mais autonomia, reconhecendo suas habilidades, potencialidades e seus limites. O projeto é interativo e pode ser executado por qualquer pessoa, sendo um importante instrumento para a educação inclusiva.+