08/08/2019

A Lei Maria da Penha completou nesta quarta (07) 13 anos de existência.

Duque de Caxias é um dos municípios com o maior número de registros de casos no estado do Rio de Janeiro, ano passado foram registrados mais de 3,8 mil casos no município, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O presidente da Fundec Joílson Cardoso, se reuniu com o corpo feminino da instituição para uma conversa sobre a data, ressaltando a importância das mulheres em todos os cenários, principalmente dentro da Fundec. “As mulheres são a maioria aqui dentro da nossa instituição, e dentre os nossos alunos as mulheres também são a maioria. Ainda que elas não ocupem os lugares merecidos, sabemos que aos poucos irão conquistar isso e muito mais. Precisamos cuidar das nossas mulheres”.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de
Segurança, Infraestrutura Urbana e Gestões Tecnológicas, implantou no
município o projeto Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, com o
objetivo de diminuir e prevenir a violência doméstica e familiar contra
a mulher. Em dois anos de projeto, a patrulha já teve mais de mil atuações e índice zero de ocorrência de feminicídio nos casos em que atua. A Patrulha atende pelo telefone 0800 26 34 34.

Em Duque de Caxias existe uma DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) na Rua General Dionísio - s/n – Centro. O telefone para contato é o 190 da Polícia Militar, ou o celular do próprio comandante (21) 97147-4227.