Notícias

4

28/06/2023

ALUNO DA FUNDEC COMPETE NOS JOGOS MUNDIAIS SPECIAL OLYMPICS EM BERLIM

Samuel Silva, aluno do projeto “Além da Piscina", do 15° Batalhão, participou dos Jogos Mundiais Special Olympics, em Berlim. O maior evento esportivo inclusivo do mundo, que oferece competição para atletas com Deficiência Intelectual e Autismo.

Os jogos ocorreram entre os dias 17 a 25 de junho, reunindo atletas de diversos países, para disputar cerca de 26 esportes. Durante os nove dias de competição foi possível conhecer histórias emocionantes e inspiradoras, assim como a do Samuel.

Samuel Silva, de 24 anos, é ex-aluno do Polo Inclusão e Trabalho e faz parte do projeto da Fundec, “Além da Piscina”, que oferece aulas gratuitas de natação e hidroginástica, para pessoas com deficiência. Selecionado pelas Olimpíadas Especiais Brasil, fundação vinculada ao Special Olympics International, o estudante disputou na modalidade Natação e conquistou a medalha de 7° lugar no Nado Livre 50M.

O medalhista embarcou ao lado da delegação brasileira, composta por 36 atletas, que disputaram diversas categorias e somaram juntos, 23 medalhas.

Através do Coordenador de Projetos e Esportes da Fundação, Rafael Fiuza, a Fundec vem desenvolvendo uma parceria com as Olimpíadas Especiais Brasil, resultando na oportunidade de levar os alunos de inclusão para os jogos. Entre outros alunos e ex-alunos da Fundec, estava o Samuel, que treinou ao longo de sete meses, com o professor Sílvio Gomes, a fim de melhorar a sua mobilidade e se capacitar para a competição.

Dona Marlene Silva, mãe do Samuel, relatou que o filho teve o desejo pela competição através dos seus professores, que sempre incentivaram e acreditaram no seu potencial. Ela evidenciou a participação da Fundec no desenvolvimento do filho, dizendo:

“Desde os 12 anos o Samuel pratica vários esportes. Dentre eles, a natação foi uma descoberta que tem feito grande diferença no seu amadurecimento e em desenvolvimento intelectual. Através da Fundec, ele superou diversos desafios, no tempo em que conseguia aprender, e os professores sempre estiveram de braços abertos acompanhando todo esse processo. Nesta competição eu consigo enxergar o resultado de muito trabalho em equipe e confiança. “ Concluiu.