20/09/2019

A Fundec, em parceria com a secretaria municipal de saúde, oferecerá um curso de noções básicas de primeiros socorros para os seus funcionários administrativos e professores.

As aulas ocorrerão em dois sábados (21/09 e 05/10), no Polo Social, que fica na Rua Professor José de Souza Herdy, 934 - Jardim 25 de Agosto - Duque De Caxias e serão ministradas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias.

No final do curso, os servidores receberão um certificado de capacitação.

A medida faz parte de um projeto de conscientização em cima de um acidente que aconteceu em setembro de 2017, quando o jovem Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, faleceu em um passeio da escola, na cidade de Campinas-SP. Lucas se engasgou com um pedaço de salsicha, sem o atendimento básico necessário, teve sete paradas cardíacas. Desde então, sua mãe, a advogada Alessandra Zamora, lutou para que fosse aprovada uma lei onde obrigasse as escolas a ensinarem técnicas de primeiros socorros.

Sancionada em 2018, a lei nº 13.722/2018, a Lei Lucas, determina que instituições públicas e privadas da educação básica capacitem professores e funcionários para prestar primeiros socorros.

O presidente da Fundec, Joílson Cardoso, destacou a importância não só da Lei Lucas, mas também da capacitação dos funcionários:
“Aqui na Fundec nós lidamos com 10 mil alunos, fora os nossos servidores, então temos que estar preparados para possíveis acidentes. Se tivesse alguém treinado, o menino Lucas poderia estar vivo. Estamos sempre atentos às campanhas de relevância social, aquelas que protegem a população como a Lei Maria da Penha, Setembro Amarelo e outras”.