Notícias

4

10/02/2020



A Fundec iniciou na última quarta-feira (05), o processo de treinamento do novo diário eletrônico para servidores administrativos.

O diário eletrônico foi implantado com o objetivo de trazer economia aos cofres da Fundec, reduzindo o uso de folhas em impressora, toner e também otimizar o tempo dos servidores.

O Diretor de Ciência, Tecnologia e Ensino profissionalizante da fundação, Tiago Farias, explica de onde partiu a iniciativa: "Detectamos um gasto muito grande com folhas de papel A4, o diário de classe era feito manualmente e qualquer erro de preenchimento nos obrigava a refazer todo o trabalho, gerando custos e fadiga aos servidores. Foi pensando nestas questões, e colocando em prática uma determinação do presidente Joílson Cardoso, que desenvolvemos esse sistema."

Outro ponto importante no treinamento, é a dinâmica no acompanhamento dos alunos da fundação, desde o momento que fazem as inscrições, passando pela matrícula, frequência, notas e todo o conteúdo programático.

A conservação do meio ambiente também foi um fator predominantemente para a implantação imediata do sistema. Centenas de cadernetas impressas correspondem também a um grande número de árvores derrubadas. Ao optar pelo sistema eletrônico, a fundação passa a fazer sua parte em contribuir com a natureza, optando por sua não degradação pelo uso excessivo de papéis.

Em 2019, o novo sistema já havia sido implantado, com êxito, como projeto piloto em três centros de ensino, Fundec Gramacho, Fundec Tamoio (Xerém) e Polo de Música Jornalista Ricardo Eugênio Boechat (Laureano). Com o resultado positivo, em 2020 será desenvolvido em todos os Centros de Ensino da Fundec.

O Presidente da Fundec, professor Joílson Cardoso, reforçou o discurso ecológico da fundação e pontuou outras prioridades: "Há anos que o diário do professor não sofre inovação tecnológica. É comum os professores usarem o velho e arcaico diário impresso em papel. Essa modernização trará economia de papel, consequentemente financeira, conservação do meio ambiente, elimina riscos de perdas e esquecimentos, além de ser um registro simples e rápido, com anotações claras e objetivas. Esta é a nova fase da Fundec."