28/05/2020

FUNDEC RENOVA CONVÊNIO COM O DEGASE

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Fundec, renovou, na última quarta-feira (27), o convênio com o Departamento Geral de Ações Socioducativas (DEGASE). O encontro ocorreu na sede da Fundação e participaram o presidente Joilson Cardoso e o coordenador do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), de Duque de Caxias, Marcos Aurélio.

A parceria, que vem desde 2017, atende anualmente 140 jovens. A Fundec disponibiliza cursos presenciais (Cabeleireiro, Barbeiro, Inglês, Espanhol e Informática) e à distância, por meio da Academia Fundec Cisco, dentre eles, Segurança Cibernética, Internet de Todas as Coisas, Alfabetização Digital e Empreendedorismo. A Fundação também doou cem máscaras para serem distribuídas entre os alunos do projeto.

O coordenador do CRIAAD, Marcos Aurélio, contou que, mesmo durante a pandemia, os alunos continuam sendo assistidos pela equipe técnica, que inclui pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, por meio de grupos criados em aplicativos de mensagem. O coordenador comentou sobre a renovação da parceria com a Fundec:

"A integração da Fundação ao CRIAAD foi fundamental, sobretudo na questão financeira, pois se o jovem precisasse sair da unidade para fazer curso fora, teria um custo alto com passagem, alimentação, etc", completou Marcos Aurélio.

O Presidente da Fundec, Professor Joilson Cardoso, disse estar satisfeito com o resultado da parceria cujo objetivo é ressocializar os jovens através de cursos profissionalizantes que o projeto oferece. Ele também comentou sobre o projeto de hortas urbanas, desenvolvido com a Secretaria de Meio Ambiente, e a reestruturação do laboratório de informática:

"A Fundec concluiu a troca de todos os computadores por máquinas novas no Centro de Ensino, pois além da educação, é preciso preparar nossos jovens para o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, em que informática é essencial. ", completou o presidente.