17/05/2022

COMITIVA DA FUNDEC PARTICIPA DE TRÊS AGENDAS NO PRIMEIRO DIA NO MÉXICO

Na última segunda-feira (16), a Comitiva Intersetorial da Prefeitura de Duque de Caxias e da Fundec cumpriu três agendas.

A Comitiva foi recebida primeiro na sede da empresa Odontoprev Brasil, pela presidente Mércia Leite e sua diretoria. A empresa, que atua no mercado mexicano desde 2009, realizou a troca de materiais didáticos e informações, possibilitando que a instituição conheça melhor os projetos internacionais pretendidos pela prefeitura e pela Fundação.

A segunda reunião ocorreu na Prefeitura de Miguel Hidalgo, na sede do Governo Municipal, expondo todos os avanços e programas que o gestão vem realizando. No município mexicano é possível encontrar museus, praças e muitos centros culturais. Portanto, a possibilidade de um convênio de cidades irmãs foi muito bem recebida pela diretora de relações internacionais.

Durante o encontro, o Presidente da Câmara de Comércio México-Brasil falou sobre o potencial de Duque de Caxias e a relevância da Fundec na construção destas parcerias. Ao final da reunião, o prefeito da cidade Maurício Tabe teve a iniciativa de redigir uma carta de intenções para o início dos trâmites para uma associação com Duque de Caxias, visando chegar a um convênio de cidades irmãs.

Para finalizar o dia, eles estiveram na sede da Câmara de Comércio México-Brasil para uma apresentação formal sobre as atividades desenvolvidas pela instituição no México e todos os serviços que realiza aos associados e colaboradores.

No encontro, a chefe de gabinete da secretaria de cultura e turismo de Duque de Caxias, Joice Marques, fez um informe sobre alguns dos projetos relevantes que a secretaria desenvolve, com especial destaque para o Hotel Escola de Xerém, em parceria com a Fundec. Já a diretora de programa e projetos educacionais da SME, Arlene Cavalini, falou sobre a relevância da troca cultural com outros países para os alunos da rede.

O coordenador de projetos da secretaria de ciência e tecnologia, Antônio Carlos, assinou, por procuração, para a Fundec, o Termo de Cooperação que oficializa a Fundação como um órgão brasileiro consultor da CAMEBRA. Permitindo então, coordenar ações de assessoramento e treinamento em comércio exterior México-Brasil, realizar conferências e eventos que fortaleçam os intercâmbio comercial e educacional, além da criação de projetos na área tecnológica entre ambos países.