21/06/2022

FUNDEC PROMOVE INÍCIO AO PROJETO ALÉM DO XEQUE-MATE NO CER IV

Na manhã de terça-feira (21) a Prefeitura de Duque de Caxias, através da secretaria municipal de ciência e tecnologia e da Fundec, lançou o projeto "Além do Xeque-Mate”, voltado para pessoas com deficiência. No evento de lançamento estiveram presentes o prefeito, Wilson Reis, o secretário de ciência e tecnologia, Eduardo Moreira, a coordenadora do Centro Especializado de Reabilitação (CER IV), Daniele Oliveira. Além delas, estiveram presentes o diretor de projetos e planejamentos, Marcos Ribeiro e as diretoras de educação e financeira, respectivamente, Alcinéia Oliveira e Giselle Teixeira.

A iniciativa da Fundec já está disponível em outras três unidades e dessa vez expandiu para o centro de reabilitação que atende em média 500 pacientes por dia, através de atendimentos médicos e terapeutas. No projeto serão oferecidas aulas de xadrez, de acordo com a necessidade de cada um, com o apoio de profissionais da saúde para orientar toda a dinâmica.

O secretário de ciência e tecnologia, falou um pouco sobre o objetivo do programa.

“Nesse projeto estamos oferecendo atividades que auxiliam tanto a saúde física quanto mental, possibilitando que os pacientes tenham autonomia e descubra novas habilidades. A parceria entre secretaria municipal de saúde e Fundec é de suma importância para evolução de uma educação de qualidade no município de Duque de Caxias”, concluiu Eduardo Moreira.

O prefeito de Duque de Caxias falou um pouco sobre a iniciativa.

“A criação de oficinas para reabilitação auxilia o paciente desde o lazer até a sua recuperação, nosso objetivo é oferecer mais uma ferramenta que desperta nos pacientes a melhoria do comportamento social, cognitivo e desenvolvimento pessoal.” reiterou Wilson Reis.