Notícias

4

10/08/2022

AGOSTO LILÁS | MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO PELO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A campanha Agosto Lilás foi estabelecida em razão da Lei Maria da Penha, que completou 16 anos no último domingo (7), como um meio de alertar a população e incentivar as denúncias.

As violações podem ser físicas, psicológicas, sexuais e morais; podem ser feitas em qualquer ambiente e por qualquer pessoa. Prova disso são os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos que mostram que, no primeiro semestre de 2022, mais de 100 mil violações domésticas e familiares contra mulheres apontam como suspeito o companheiro.

De 190.087 denúncias, 115.778 constam vítimas do sexo feminino, e 31.398 relatam violência doméstica ou familiar. É importante que ações informativas e educativas como essas sejam compartilhadas para que mais mulheres possam ser ouvidas e atendidas.

As denúncias podem ser realizadas em delegacias de polícia especializada, pelo e-mail (ligue180@spm.gov.br) ou pelo telefone 180, pertencente à Central de Atendimento à Mulher. O serviço oferecido pela central está disponível 24h por dia, todos os dias, e as denúncias podem ser feitas anonimamente.