21/05/2020

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA CORRENTE SOLIDÁRIA EM ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Fundec e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou a entrega de máscaras de proteção facial e kit de higiene pessoal para os moradores da Fazenda Piranema, em Xerém - quarto distrito da cidade. A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Abastecimento e Pesca, por meio do secretário Flávio Souza, também participou da ação.

A organização da ação ficou por conta do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS) cuja responsabilidade se estendeu à coordenação dos processos de entrega dos equipamentos de proteção e higiene.

A corrente solidária ocorreu na Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos e foram atendidas 50 famílias representadas por um parente - medida utilizada a fim de evitar aglomerações durante a entrega.

Cada família teve direito a um kit de higiene pessoal, que continha, dentre outras coisas, sabonete, pasta de dente e álcool em gel, além de cinco máscaras de proteção facial, produzidas por voluntários da Fundec.

O diretor da escola, José Cassiano, disse que a parceria veio com o intuito de potencializar todo diálogo proporcionado pela escola. De acordo com ele, foi possível unir educação e informação em saúde, pois no momento das entregas, os moradores eram orientados a seguir as recomendações dos órgãos de saúde para conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

O Secretário da SMASDH, Janyr Oliveira, contou ações como essas são fundamentais, pois alcançam famílias que estão distantes do centro da cidade e estão em situação de vulnerabilidade social. "A gente precisa ter a sensibilidade de ampliar o número de pessoas protegidas. Então a Prefeitura de Duque de Caxias junto com a Secretaria, fez a sua parte em socorrer as famílias da área rural", completou o secretário.

"A corrente solidária que a Prefeitura de Duque de Caxias vem promovendo, em parceria com a Fundec e as secretarias, significa que os órgãos da cidade estão preocupados com a população", afirmou o Presidente da Fundec, Professor Joilson Cardoso e disse também que independente do distrito onde more, todo cidadão é importante e merece cuidado.