11/01/2021

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DA FUNDEC REALIZA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O ano de 2021, assim como o de 2020, será de desafios para a área de educação, pois são inúmeras as incertezas provocadas pela pandemia, sobretudo em relação ao retorno das aulas presenciais, modalidade que a Fundec atende anualmente a mais de 30 mil alunos, desde a sua criação, em 2005, pelo atual prefeito Washington Reis.

Para romper esses obstáculos, o núcleo de educação da Fundação se reuniu na manhã desta segunda-feira (11) com o objetivo de traçar as metas para 2021, em que vai buscar minimizar os impactos ocasionados pelo surto do coronavírus e continuar formando profissionais com excelência para o mercado de trabalho, em um primeiro momento na modalidade a distância e, assim que a vacina for liberada, de forma presencial.

Diretora de educação da Fundec, Alcineia Oliveira, disse que os profissionais estão preparados para desenvolver os projetos planejados durante a reunião e também destacou quais as metas estabelecidas pelo núcleo para 2021.

"Até que tudo se normalize, a Fundec planeja continuar com os cursos on-line. Serão mais de 160 mil vagas na modalidade oferecidas de forma gratuita já em 2021. A primeira rodada vai ofertar 20 mil, com início no próximo dia 25.

"Dos cinco cursos que a Fundação vai oferecer, o principal deles é o de empreendedorismo, uma vez que é fundamental nós como instituição de ensino facilitarmos esse caminho para a profissionalização. Há muitos empreendedores em Duque de Caxias, mas grande parte deles não tem formação ideal sobre como funciona os processos para gerenciar um negócio, e a Fundec vai cumprir esse papel", completou a diretora de educação.

O vice-presidente da Fundec, Jonas Santana, disse que uma das estratégias do prefeito Washington Reis é ampliar o quantitativo de profissionais formados em 2021 e que a internet será um grande aliado nessa iniciativa.

"A pandemia acelerou o processo de transformação na educação. As plataformas digitais têm sido importantes na produção de conteúdos educacionais. Então a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Fundec, vai utilizar essa ferramenta para facilitar o acesso à educação profissionalizante e gratuita", reiterou o vice-presidente.