18/03/2022

CARAVANA DA CIÊNCIA EM DUQUE DE CAXIAS RECEBE MAIS DE TRÊS MIL ALUNOS

Na última quinta-feira (17), ocorreu a cerimônia de encerramento da Caravana da Ciência. O evento aconteceu na Praça do Pacificador, no centro da cidade e contou com a presença de alunos de escolas da região.

O evento foi criado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e da Fundec, em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fundação Cecierj e a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias.

O Museu Itinerante percorreu os quatro distritos do município. O evento contou com a presença do Secretário de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, da vice-presidente da Fundação Cecierj, Régia Beatriz, da Secretaria Municipal de Educação, Roseli Duarte, da diretora financeira da Fundec, Giselle Teixeira, e do diretor administrativo, Ezequiel Teixeira, além da diretora regional pedagógica, Maria Angélica Soares.

A Caravana encerrou esse projeto em Duque de Caxias recebendo mais de três mil alunos, de todas as idades, de escolas municipais e estaduais. O projeto inseriu a ciência no cotidiano dos alunos, através de experimentos científicos, dinâmicos e interativos.

Roseli Duarte disse que o sucesso da caravana é resultado da união de todos, pois "a parceria envolvendo as secretarias do nosso município e do estado do Rio de Janeiro tem tido efeitos positivos, sobretudo em relação aos projetos de educação", concluiu.

De acordo com a vice-presidente da Cecierj, o contato dos alunos com a ciência auxilia no processo de aprendizagem, "uma vez que o museu itinerante tem experimentos interativos, que aproxima os estudantes a essa área do conhecimento", afirmou.

Eduardo Moreira reiterou a importância da ciência e da tecnologia para os alunos em projetos como o da caravana.

"A teoria tem um grau fundamental de importância para os alunos, mas a partir do momento em que eles participam de exposição iguais as que foram promovidas nesta semana em Duque de Caxias, estimula todos eles, que fazem pergunta sobre os motivos e as consequências dos experimentos", completou o secretário municipal.