08/11/2022

SECRETÁRIO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA ASSINA CONVÊNIO COM O INSTITUTO CONFÚCIO PUC-RIO

No último sábado (05) a Fundec participou da Cerimônia de Abertura da Exposição Conjunta Brasil - China, na Associação Chinesa do Rio de Janeiro. O evento foi idealizado para promover uma troca de ideias, selar acordos e desenvolver projetos.

A Fundec visa crescer a cada dia a mais, por novas parcerias que consigam acrescentar na educação e no município de Duque de Caxias. Com isso, o evento possibilitou que diversas empresas conhecessem a Fundec e investissem na educação de modo efetivo.

O secretário de ciência e tecnologia, Eduardo Moreira, ao lado da diretora da parte chinesa do Instituto Confúcio da Universidade Católica do Rio (PUC), Chang Sun Yanping, assinaram o convênio de colaboração entre as partes. Esteve presente durante a assinatura, o prefeito, Wilson Miguel e a diretora adjunta do CIEP 097 - Carlos Chagas Brasil China, Nuciene Oliveira.

Esse projeto levará para a população aulas de Mandarim e acesso à Cultura Chinesa, por professores nativos enviados pela Universidade Normal de Hebai. Além de acesso a bolsas de estudos na China, tanto para professores quanto para alunos, apoio com material didático e acompanhamento pedagógico dos diferentes níveis do ensino de Mandarim.

Eduardo Moreira ressaltou a gratidão em trazer para a Fundec novos projetos.

“Selar parcerias é apostar no futuro, em um futuro em que os jovens tenham acesso à educação de qualidade, ensino de línguas estrangeiras, qualificação profissional e entre outros benefícios que a Fundec oferece. Eu me alegro em proporcionar tudo isso, de modo gratuito, fazendo a diferença na vida das pessoas e no crescimento da Fundec.”

A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC - RJ), com a Fundec, construíram o projeto intercultural bilíngue de ensino integral, dentro da grade curricular do CIEP 097, oferecendo aos alunos da rede pública de ensino, uma imersão cultural e educacional na língua chinesa.

Essa é a Fundec escrevendo uma nova história.