29/07/2021

FUNDEC E SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO FINALIZAM PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Na última quarta-feira (28), o núcleo de educação da Fundec se reuniu com membros da secretaria de estado de educação do Rio de Janeiro para finalizar o planejamento pedagógico a fim de otimizar o ensino e preparar da melhor maneira possível os futuros técnicos de enfermagem.

Participaram do encontro o secretário de estado de educação, Alexandre Valle, as diretoras de educação e de finanças da Fundação, em ordem, Alcineia Oliveira e Giselle Teixeira; e representando o corpo técnico da secretaria, a superintendente de planejamentos estratégicos, Viviane Teixeira, a coordenadora de acompanhamento de projetos, Guineza Lourenço, além da diretora regional pedagógica da Metropolina VII, Patrícia Alexandre.

Alexandre Valle disse que a parceria visa oportunizar mais pessoas com um ensino técnico de qualidade na área da saúde.

"O que tratamos durante o encontro foi justamente trocar informações e conhecimentos com a Fundec com a finalidade de expandir o ideal de formação técnica de qualidade para todo o estado do Rio de Janeiro, seja em enfermagem ou em outras áreas", afirmou o secretário.

De acordo com a superintendente de planejamentos estratégicos, Viviane Teixeira, por se tratar da expansão do número de vagas, é importante esse intercâmbio de ideias "porque vislumbramos a real possibilidade de tornar viável um maior acesso de pessoas que não tem condições de arcar com os custos de uma qualificação como a de enfermagem", disse a superintendente

A diretora de educação da Fundec, Alcineia Oliveira, comentou a respeito dos efeitos positivos que um bom planejamento pode ter.

"Planejar é um conceito de grande importância no viés pedagógico, sobretudo na formação profissional, uma vez que a organização da metodologia de trabalho vai estruturar as tomadas de decisão, minimizando os erros para potencializar os acertos", concluiu a diretora.

A criação do primeiro curso técnico de enfermagem da Baixada Fluminense foi criado pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Fundec, em parceria com a secretaria municipal de ciência e tecnologia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.