Notícias

4

14/09/2020

FUNDEC CRIA PROJETO DE PESQUISA VOLTADO PARA PESSOAS COM AUTISMO

A Fundec produziu uma pesquisa científica voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto foi idealizado pela presidência e pela diretoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Profissionalizante, sob a coordenação da professora e coordenadora de planejamento e projetos da Fundec, Diomar Schoenau.

O projeto também visa documentar e expandir para outros profissionais da área o que o corpo docente do Polo de Inclusão e Trabalho desempenha com alunos autistas. No Brasil não existem evidências que comprovem tais práticas para esse grupo, fazendo com que a pesquisa seja pioneira no país. Os professores, portanto, destacam que há resultados exitosos na prática esportiva de pessoas com TEA.

Através do Presidente, Professor Joilson Cardoso, a Fundec publicou o projeto no Diário Oficial no Município. O projeto teve a participação de pesquisa dos professores Franklin Ranieri, Bianca Farias, Dejane Ferreira, Lussandra Ribeiro e Adriana Bessa (coordenadora do Polo de Inclusão e Trabalho da FUNDEC).

A equipe docente selecionou e traduziu os artigos nas plataformas de artigos acadêmicos e desenvolveu o primeiro artigo da Fundec, supervisionado pela Professora Diomar Schoenau e pelo professor Márcio Coutinho, Diretor de Educação e Desenvolvimento Institucional.

A professora Dejane Ferreira disse que cada professor que participou da elaboração do projeto foi importante para o êxito da pesquisa. "As ideias foram bem variadas, cada um contribuindo dentro da sua especialidade. E foi através dessa contribuição desafiadora que fez a gente concluir o estudo. Fico muito feliz em ter feito parte desse grupo", concluiu a professora.

O diretor de educação da Fundec, Márcio Coutinho, disse que o TEA reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. Cada pessoa com autismo é afetada de forma diferente resultando em situações bem específicas.

“Quando se fala em autismo, fala-se de um comprometimento leve até um comprometimento mais severo. A partir desse entendimento, verifica-se qual atividade esportiva vai contribuir no desenvolvimento da autonomia da pessoa com TEA”, reiterou o diretor.

O diretor administrativo Tiago Farias, comentou da importância da pesquisa na evolução da metodologia de ensino dos próprios servidores. “Com base nesses estudos, o intuito é melhorar as práticas pedagógicas do corpo docente da Fundec a fim de que eles tenham mais assertividade ao aplicar seus conceitos aos alunos”, completou Tiago Farias.

O presidente da Fundação disse que a ciência é uma contribuição coletiva e afirmou que a publicação desse material tem o propósito de incentivar que outras instituições invistam em estudos para o desenvolvimento de pessoas com TEA.

“O estudo foi publicado no Diário Oficial do Município. A ciência é um campo infinito e portanto, a ideia é que, a partir disso, outros profissionais da área produzam mais pesquisas que sejam benéficas para pessoas com transtorno do espectro autista”, complementou Joilson Cardoso.