09/02/2022

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA AULA INAUGURAL E ASSINATURA DE CONVÊNIO DO PROJETO INTERCULTURAL BRASIL-CHINA

Na manhã desta quarta-feira (9), a Prefeitura de Duque de Caxias assinou o convênio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro para o lançamento do projeto intercultural Brasil-China. O evento, que ocorreu no CIEP 097 - Carlos Chagas, também marcou a aula inaugural do programa e contou com a presença dos alunos.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito da cidade, Washington Reis, o secretários municipais de educação (SME) e de ciência e tecnologia, respectivamente, Roseli Duarte e Eduardo Moreira, além do presidente da Fundec, Jonas Santana, e secretário de estado de educação (SEEDUC), Alexandre Valle. O deputado federal Gutemberg Reis e o vice-prefeito Wilson Miguel também compareceram ao evento, dentre outras autoridades políticas.

Durante o período em que estiverem participando do projeto, os alunos vão aprender mandarim (dialeto chinês) e, através desse processo, terão imersão total na cultura, arte e história chinesa, assim como aprenderão inglês e espanhol. Tudo isso em tempo integral.

Segundo o prefeito Washington Reis, ter a oportunidade de aprender um novo idioma, sobretudo o mandarim, "fará com que os alunos da rede pública disputemde igual para igual com estudantes das unidades particulares, porque temos investido em infraestrutura e lançando cursos em inúmeras especialidades", afirmou o prefeito.