28/08/2023

FUNDEC REALIZA A FINAL DO SEGUNDO CAMPEONATO DE E-SPORTS

No último sábado (26), o Governo do estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer do estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável e a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, realizou a final do segundo campeonato de E-sports da Fundec, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola.

A equipe Kingston levou o primeiro lugar na modalidade Showmatch. Conquistaram o pódio na modalidade FreeFire, as equipes: Dothraki em primeiro lugar, ATS em segundo e Equipe 021 em terceiro.

Estiveram presentes no evento, o Prefeito de Duque de Caxias, Wilson Miguel, o Superintendente Estadual de Juventude, Luan Monteiro, a Coordenadora de Políticas Públicas para Juventude, Monique França, ao lado dos Coordenadores Municipais de Juventude, Ewerton Panda e Marcos Jean.

Mais de 300 pessoas, entre atletas e convidados, compareceram ao evento, que uniu tecnologia, esporte e cultura. Durante toda a manhã, aconteceram atividades de desenvolvimento pessoal e social, sendo elas: palestras de capacitação, amostras de robótica, automação, Gameficação e ações culturais, com batalhas de rima e Break Dance.

O programa Capacitar: Juventude ao Trabalho, abordou com os jovens que fazem parte do programa Primeira Chance, temas relativos ao mercado de trabalho, empreendedorismo e elaboração de currículo. A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente orientando os adolescentes sobre proteção sexual e outros assuntos.

O Prefeito de Duque de Caxias falou sobre o campeonato.

“Essa iniciativa surgiu no desejo de aproximar a população das inovações do mercado, entender a participação da tecnologia no mundo atual e a sua importância, além de dar assistência aos jovens, mediante iniciativas necessárias para o desenvolvimento deles. O município tem o papel fundamental de criar oportunidades como essas, que incentivam a juventude, uma vez que eles serão o nosso futuro.” Concluiu Wilson Miguel.

Cerca de 90 times disputaram nas modalidades este ano, totalizando 360 atletas, entre eles, os times vencedores da última edição do campeonato, realizada em 2021.