13/01/2021

FUNDEC RECEBE VISITA DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE JUVENTUDE DO RIO DE JANEIRO

Na última terça-feira (12) o secretário de juventude do município do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira, realizou uma visita à sede administrativa da Fundec (Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias) com o intuito de conhecer os projetos que são desenvolvidos pela Fundação para os jovens do município e as ferramentas utilizadas na promoção de políticas públicas voltadas para esse grupo através de cursos profissionalizantes. Também participou da reunião o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcos Barão.

As lideranças foram recebidas pelos coordenadores de juventude da Fundec, Ewerton Panda e Marcos Jean. Diversos temas foram abordados ao longo da reunião, dentre eles as experiências adquiridas pela Fundação durante os 15 anos, desde que foi criada pelo prefeito Washington Reis, que a tornou referência em programas de capacitação, que facilitam o acesso ao emprego e renda aos jovens do município.

O secretário de juventude disse que a Fundec é uma instituição cujos projetos são fundamentais no avanço de políticas sociais para a juventude, pois a partir delas que os jovens passam a ter uma perspectiva de mudança.

"O nosso desafio como agentes públicos é tornar a nossa sociedade menos desigual e mais diversa, e só podemos alcançar esse objetivo gerando oportunidades, algo que a Fundec vem promovendo nos últimos 15 anos. A nossa ideia vai ser replicar essas ações em nosso município", reiterou Salvino Oliveira.

O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcos Barão, contou que o órgão ao qual ele trabalha visa monitorar o desenvolvimento de políticas sociais no âmbito nacional e ficou feliz com o resultado alcançado pela Fundação no fomento à educação profissionalizante.

"Participar desse encontro me deixou inspirado com o trabalho e a equipe da Fundec, porque conhecemos um conjunto de políticas consistentes que tem uma perspectiva sistemática e que olha para o futuro da juventude de Duque de Caxias apresentando uma alternativa aos jovens da cidade", reiterou o presidente do Conselho.

Coordenador de juventude da Fundec, Ewerton Panda, contou da importância de receber as lideranças que trabalham em prol da juventude, além de comentar a respeito do que foi abordado durante o encontro.

"Hoje falamos sobre planejamento e ações em conjunto, em que a finalidade consiste em atender os nossos jovens com mais eficiência e mais qualidade, preparando a juventude para um futuro promissor", complementou Ewerton Panda.