04/06/2021

FUNDEC PROMOVE A FINAL DO PRIMEIRO CAMPEONATO PÚBLICO DE ESPORTES ELETRÔNICOS

Aconteceu na última quinta-feira (3), a final do primeiro Campeonato Fundec de E-sports (C.F.E.S.) na sede administrativa da Fundação, que foi organizado pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e pelo Governo do estado do Rio de Janeiro.

Doze times disputaram na modalidade Free Fire, com o pódio sendo constituído pela equipe Tropa da Inguiça em terceiro lugar, equipe Betel em segundo lugar, e equipe Anti Boot em primeiro lugar, levando um prêmio de R$ 1.500,00. O melhor jogador da partida (MVP), Kauã Souza da equipe Tropa da Inguiça, recebeu um smartphone.

E o segundo pódio da noite, na modalidade Wild Rift, foi formado pela equipe Bangu E-sports em segundo lugar e pela equipe Flamengo E-sports em primeiro lugar, levando o prêmio de R$ 1.500,00 para casa. O prêmio de MVP, melhor jogador da noite, foi entregue para André “Ranker” Cardoso.

Durante o evento, foi anunciado pelo Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Duque de Caxias, Eduardo Moreira, e pelo representante do Instituto Zeca pagodinho, Louis Carlos, o acordo de cooperação entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, a primeira escola pública de games no Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, com o objetivo de fomentar os esportes eletrônicos na cidade e no estado do Rio de Janeiro.

“Esse campeonato foi só o primeiro passo de muitos que ainda vamos dar. A Fundec já oferecia cursos em diversas áreas de atuação e agora temos mais um para a conta. A escola pública de esportes eletrônicos surge para formar mão de obra qualificada no meio virtual e com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, e do Prefeito Washington Reis, vamos transformar algo que antes era um passatempo em trabalho para a população jovem do Rio de Janeiro.”, disse Eduardo Moreira durante a cerimônia de abertura do campeonato.

A Secretária Nacional de Juventude, Emilly Coelho, esteve presente no evento e contou um pouco de seu trabalho em Brasília para o público.

“A minha luta é voltada para a juventude, e ver a realização de um campeonato desse porte ajuda a integrar e a promover políticas públicas voltadas para este público. É importante ver que nossas ações estão rendendo bons resultados e que o maior beneficiado é o jovem brasileiro” disse Emilly Coelho.