Notícias

4

13/05/2021

PROFESSORES DE LIBRAS DA FUNDEC REALIZAM PALESTRA SOBRE CIÊNCIA E ARTE

Professores de Libras da Fundec acompanharam, na última segunda-feira (10), uma palestra on-line, apresentada pelo docente Francisco Caruso, em que foi abordado o tema Ciência e Arte, que ocorreu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A equipe da Fundação foi composta pelos professores Matheus de Oliveira, Mônica dos Santos e Rafael Moreira, que auxiliaram, em libras, a apresentação, e falaram sobre as oportunidades que a linguagem trás a nossa sociedade, eliminando as barreiras de comunicação em todos os níveis da população.

"Comunicar-se em libras é uma maneira de valorizar as pessoas com deficiência auditiva e faz que possamos conhecer melhor seus desejos, necessidades e estilos de vida, nos tornando mais empáticos", completou Mônica dos Santos.

Os professores da Fundação foram recebidos pelo diretor geral do Instituto de Física da UERJ, Alan Machado, que agradeceu a participação dos docentes e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por eles na promoção da diversidade e inclusão social.

"Além disso, a palestra abordou um tema muito pertinente sobre a relação do homem com a ciência e a arte, e foi importante disseminar esse conteúdo para pessoas que, por conta da deficiência, são privadas do acesso ao conhecimento", concluiu o diretor.

Criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos, a Língua Brasileira de sinais (Libras) é uma forma de linguagem natural que consiste em utilizar os gestos como meio de comunicação, no lugar dos sons, sendo marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais.