09/08/2023

ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM VISITAM BANCO DE LEITE DO HOSPITAL MUNICIPALIZADO ADÃO PEREIRA NUNES

Na tarde desta quarta-feira (09), os alunos do curso Técnico em Enfermagem das unidades Jardim Primavera e Pilar, visitaram o Banco de Leite e o Alojamento Conjunto, do Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes.

O coordenador do núcleo de educação permanente do hospital, Fábio Guilherme, recepcionou 40 alunos, ao lado da diretora adjunta de enfermagem, Aline Monçores, da coordenadora do Banco de Leite, Isabel Redigolo, da enfermeira do Banco de Leite, Josania Costa, das professoras, Viviane Oliveira, Joice Costa e Roberta Machado, além da equipe pedagógica do curso.

Aproveitando a campanha Agosto Dourado, que visa conscientizar a sociedade sobre o incentivo e benefícios do leite materno, os alunos puderam entender a importância da amamentação para nutrição, matéria abordada em sala de aula, e aprender sobre o processo de recolhimento e distruibuição de leite doado.

O Banco de Leite Humano é um serviço responsável por ações de promoção, proteção, apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta da produção láctea humana. Além disso, cuida da seleção, processamento e distribuição gratuita do leite materno doado.

O coordenador do núcleo de educação permanente do hospital falou um pouco sobre a experiência.

“Eu considero que seja de extrema importância que os alunos conheçam estruturas hospitalares, principalmente deste hospital, que é referência na Baixada Fluminense, pois contribui diretamente na sua formação. Essa parceria com a Fundec, além de aproximar os alunos do campo da prática, melhora a assistência dos cursos técnicos.” Concluiu Fábio Guilherme.

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, se destaca em ações de apoio ao aleitamento materno, um exemplo disto é o Banco de Leite, que faz parte da rede oficial de Bancos de Leite do Estado do Rio de Janeiro, referência para as mães doadoras, principalmente na região da Baixada Fluminense.