20/09/2021

COORDENADORIA DE JUVENTUDE DE DUQUE DE CAXIAS REALIZA PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PARA JOVENS DO PROGRAMA PRIMEIRA CHANCE

Na última sexta-feira (17), ocorreu na Escola Técnica da Fundec (antigo Polo Social) o projeto "Capacitar - Juventude, ao Trabalho!", promovido pela Prefeitura de Duque de Caxias, por meio da Coordenadoria de juventude do município, cujo público alvo foram os jovens que fazem parte do Primeira Chance, programa de fomento ao primeiro emprego idealizado pelo prefeito Washington Reis.

Participaram do evento o Secretário Municipal de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira, e o Diretor de Planejamentos e Projetos da Fundec, Marcos Ribeiro.

Também estiveram presentes o Coordenador e o Coordenador adjunto de juventude, respectivamente, Ewerton Panda e Marcos Jean, e a consultora de aprendizagem da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Joyce Alvim, além de outros profissionais da área de departamento pessoal e recursos humanos, que realizaram dinâmicas de interação com os participantes.

A ideia do projeto, segundo Joyce Alvim, é prepará-los para o que virá depois do término do programa.

"O Primeira Chance é uma ação de extrema importância para a inserção dos jovens do município no mercado de trabalho, pois eles adquirem maturidade e responsabilidade. No entanto é preciso pensar no pós, quais as empresas que melhor se enquadram com o perfil de trabalho desenvolvido durante o programa, e passar para eles conceitos básicos, como a criação de um currículo", concluiu.

O coordenador de juventude, Ewerton Panda, disse que é necessário capacitar a juventude do município, uma vez que "Duque de Caxias possui uma demanda de empregos em diversos setores, assim como é a cidade que mais abriu postos de trabalho formais em 2021 comparada a outros municípios da Baixada Fluminense, de acordo com a Firjan", reiterou o coordenador.

Texto: Rogério Almeida
Fotos: Beatriz Bonifacio