04/08/2021

PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS PROMOVE LANÇAMENTO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Na última segunda-feira (2), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura de Duque de Caxias e a secretaria municipal de ciência e tecnologia, por meio da Fundec, realizaram o lançamento do primeiro curso técnico em enfermagem gratuito da Baixada Fluminense.

O evento ocorreu na sede administrativa da Fundec e contou com a participação de autoridades, como o prefeito Washington Reis, os deputados federal e estadual, respectivamente, Gutemberg Reis e Rosenverg Reis, além do secretário de estado de educação, Alexandre Valle, do presidente da Fundec, Jonas Santana, e do secretário municipal de ciência e tecnologia, Eduardo Moreira. Os alunos do curso de enfermagem e a Orquestra de Sopros e Percussão da Fundação também participaram da cerimônia.

Eduardo Moreira disse que o lançamento do curso de enfermagem significa dar oportunidade para que as pessoas realizem o sonho de trabalhar na área da saúde de forma gratuita e com qualidade, porque, segundo ele, "grande parte da população não tem condições de arcar com o alto custo de um curso como o de enfermagem, então é nosso papel, como gestor público da área de educação, funcionar como ponte para a conquista desses alunos", completou o secretário municipal.

De acordo com o secretário de estado de educação, Alexandre Valle, um mercado de trabalho cada vez mais competitivo requer profissionais altamente capacitados, e "a Fundec já possui experiência na área de formação, assim como é referência não só na Baixada Fluminense, como no Rio de Janeiro, e pretendemos levar esse modelo para todo o estado", concluiu Alexandre Valle.

Jonas Santana agradeceu à Prefeitura de Duque de Caxias pelo lançamento deste curso e dos demais para o segundo semestre de 2021.

"O curso de enfermagem foi um sucesso antes mesmo de ser lançado. Foram mais de 21 mil inscrições, inclusive de pessoas de outros municípios do Rio de Janeiro. Isso só foi possível devido ao incansável trabalho do prefeito Washington Reis, que tem ido na contramão da crise no Brasil e investido cada vez mais para melhorar a vida dos munícipes", afirmou o presidente da Fundação.

O prefeito Washington Reis disse que vai seguir investindo na formação na área da saúde em Duque de Caxias.

"A cidade possui aparelhos públicos de saúde de qualidade, como o Hospital do Olho, o Moacyr do Carmo, a maternidade, em Santa Cruz, ou seja, são campos de atuação que esses futuros técnicos em enfermagem irão ocupar", reiterou o prefeito.